segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vida de Mesário

Olá pessoas! Estou começando hoje uma série de post sobre a vida de mesário. Vou escrever um texto cada vez que alguma novidade relacionada ao tema acontecer na minha vida. E foi exatamente o que aconteceu hoje.
Mais uma etapa do divertidíssimo trabalho do mesário é o treinamento. Durante 2 horas do meu dia eu fiquei em uma sala quente, vendo tudo o que eu já sabia (afinal, vai ser a terceira vez que trabalho nas eleições), ouvindo perguntas totalmente idiotas e calculando o tamanho da confusão que vai ser esse primeiro turno.
Aí vai uma listinha de coisas que as pessoas devem saber para facilitar a vida de quem trabalha pra "Festa da Democracia" correr da melhor forma possível!

1- Levar título de eleitor e carteira de identidade com foto. Sem um desses não pode votar!
2- Não pode entrar com celular na CABINA de votação. Deixe o aparelho na mesa dos mesários, nós juramos que nada vai acontecer com ele!
3- Os mesários NÃO PODEM dizer os números de nenhum candidato, não é má vontade!
4- Se você não quiser votar para algum cargo, não deixe a urna aberta, vote nulo ou branco! O presidente de mesa (eu, no caso) vai ter que suspender seu voto e você não vai poder voltar para completar a votação!
5- Se você chegar e estiver na lista dos impedidos de votar, não desconte nos mesários! Nós somos obrigados a reter o título e encaminhar você para o cartório eleitoral;
6- Este ano nem os eleitores poderão votar com camisas de candidatos, partidos ou coligações;
7- Não trate os mesários como empregados ou como se ficar na fila para votar fosse culpa nossa. A maioria de nós não escolheu estar ali, não ganhamos nada por isso, não podemos obrigar uma pessoa a votar mais rápido. Nos trate direito e tudo correrá bem! O que nós mais queremos é que todos votem rápido para acabarmos o dia sem problemas e podermos ir para casa!
8- Esse ano são 6 cargos, leve os números escritos para economizar tempo e não ter que sair da urna para olhar a lista de candidatos colada na parede;
9- Esse ano recebemos ordem expressa de não permitir que crianças acompanhem o eleitor até a urna;
10- O presidente de mesa é a autoridade máxima dentro da seção eleitoral, acima dele só o juiz eleitoral. Por isso, antes de desrespeitar ou agredir física ou verbalmente qualquer um dos mesários, pense bem! O presidente de mesa pode mandar te prender! ;)

Bom gente, essa é a listinha! Algumas coisas podem parecer absurdas, mas acreditem...todas elas acontecem!

Aguardem os próximos posts sobre a vida de mesário!

Beijos eleitorais para todos!

8 comentários:

  1. Erika, adorei!! Está tudo tão explicadinho que acho que vou te chamar para fazer os treinamentos de mesário lá na minha zona eleitoral. Melhor, vou imprimir seu post e colar na pasta do presidente! A preciosa pasta azul que nos dá tanto trabalho para montar.... hehehe
    Gisela

    ResponderExcluir
  2. Não pode entrar com celular na CABINA de votação. Deixe o aparelho na mesa dos mesários, nós juramos que nada vai acontecer com ele!

    Até PARECE que irei deixar meu celular com um mesário...hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Nao estou no Brasil, por isso estou liberada de certos estresses. Obama toma conta de mim RS


    Carol Ferraz

    ResponderExcluir
  4. Vai, Erika... Trabalhe por um ticket refeição :D

    ResponderExcluir
  5. "Não trate os mesários como empregados ou como se ficar na fila para votar fosse culpa nossa"

    HAHAH OK

    e CABINA?? cruzes hahaha

    Bruna

    ResponderExcluir
  6. Mesário também é gente

    ResponderExcluir